Pepitas de ouro da estrada da vida: FESTEJO DE SÃO BENEDITO, Pedreiras (MA).
(Em edição)
Um pouco de História:
Hoje, é um pouco diferente, entretanto, até há algumas décadas, a grande maioria do povo de Pedreiras professava a fé católico apostólico romana.Desde os primórdios da história da cidade, seu glorioso padroeiro São Benedito, praticamente sozinho, movia o rebanho do Senhor, no médio vale verde do Mearim. Santo Antônio, sempre por perto, o auxiliava, arrebanhando algumas ovelhas desgarradas do aprisco do Padroeiro.
Duas orações e o hino a São Benedito:
1)- "São Benetido, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, ajudai-me a libertar-me de toda escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação racial para reconhecer todos os seres humanos como meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, ajudai-me a alcançar a graça (faça o pedido) que necessito e que deposito com fé e com o meu coração sob vosssos cuidados. Tudo para horra e glória de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
(Rezar 1 Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o sinal da Cruz)."
2)- "Ó eleito do Senhor, glorioso São Benedito, pobre e sem letras, quisestes passar por este mundo, ora guardando os rebanhos, ora lavrando a terra, ora recolhido à solidão do ermo e do convento, sempre um modelo de humildade, de oração e amor. Socorríeis os pobres e indigentes, confirmando Deus, não raras vezes, à vossa admirável santidade, com milagres extraordinários, tanto durante a vossa vida, como depois da morte.
Ó querido protetor São Benedito, pelas vossas altas virtudes, alcançai para esta paróquia, que vos tem como padroeiro, a graça da paz e da união em nossas famílias. O dom de muitos cristãos, apostólicos e conscientes da sua missão de leigos no mundo, e o maravilhoso presente de sacerdotes e religiosos filhos de Pedreiras.
Inflamai o nosso coração no amor de Deus e do próximo. Sede o nosso guia na vida presente e quando, afinal, soar a nossa última hora, defendei-nos contra o ataque do inimigo e apresentai-nos a Jesus, a quem convosco louvaremos eternamente no céu. Amém.
São Benedito - Rogai por nós.
São Benedito - Ajudai-nos a bem rezar.
São Benedito - Alcançai para esta paróquia, vocações para o sacerdócio e a vida religiosa."
HINO DE SÃO BENEDITO
Tu, que às parreiras ressequidas,
A folha deste e o fruto até,
Nas almas ermas, doloridas,
Ó faz nascer de novo a fé.
Escuta o hino contrito
Que erguemos em seu louvor.
Salve, Salve Benedito.
Salve o eleito do Senhor.
Tu, que as esmolas ocultando,
Em flor tornavas logo o pão.
No peito vai desabrochando
A olente flor da devoção.
Escuta o hino contrito
Que erguemos em seu louvor.
Salve, Salve Benedito.
Salve o eleito do Senhor.
A nós as tuas bênçãos desce.
Derrama em nós o teu olhar
Enquanto sobe a nossa prece
E vai ao céu te procurar.
Escuta o hino contrito
Que erguemos em seu louvor.
Salve, Salve Benedito.
Salve o eleito do Senhor.
Crédito: Pe. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. São Benedito, vida e veneração. (3ª Edição, 2006, Pedreiras-Ma.). Padre, foi conduzido a Bispo Diocesano de Crateús-Ce.
Comentários