AMBIENTE BRASIL:UMA PITADA DE ECOLOGIA: PINHEIRO DO PARANÁ: IMPORTANTE SÍMBOLO DO BRASIL_2

Uma disputa no Planalto: 
Mata branca x Mata preta


Resultado de imagem para imagem pinheiro araucaria

  POMAR DE ARAUCÁRIA.
Pinheiro assume posto de árvore frutífera a partir de pesquisas da Universidade Federal do Paraná. (Foto, Gazeta do Povo)


Quem estuda as matas de araucária do Brasil tem oportunidade impar de compreender um importante fenômeno de interação fitoecológica, não tão distinguível entre outras tipologias florestais. Trata-se de uma verdadeira luta selvagem, corpo-a-corpo, pela ocupação do espaço. 
Na literatura fitogeográfica existe uma lei natural denominada "orror vacui" (medo do vazio), segundo a qual, na natureza, não pode haver espaço vazio sem que haja, pelo menos, uma forma de vida para ocupá-lo. Haverá sempre formas biológicas apropriadas para ocupar todo e qualquer espaço disponível à vida, na natureza. 
A intensidade da disputa pelo espaço é determinada, principalmente, pela plasticidade das espécies, capacidade de adaptação, e pela qualidade ambiental (principalmente, condições de luz, solo, calor e umidade) adequada para o desenvolvimento das plantas. 
Antes da destruição desencadeada pelo homem,  o Planalto meridional brasileiro foi palco desta silvática luta. Duas tipologias florestais movidas pelo avanço da mudança climática estiveram em conflito no planalto: a mata branca submetendo a preta. 
Mata branca: É a floresta latifoliada, melhor adaptada e agressiva, típica de baixas altitudes e de ambiente tropical, em geral, quente/úmido, que bordeja e coloniza o ambiente planaltino meridional brasileiro.
Mata preta: É a floresta típica de altitude subtropical do sul do Brasil, caracterizada pela presença de espécies angustifoliadas, araucária e podocarpo, associadas a outras, tolerantes ao clima temperado do Planalto.
A mata branca leva a melhor no embate pelo espaço. Isto encontra explicação na evolução do clima da condição de frio/seco para quente/úmido, no atual período da história geoclimática regional. As espécies tropicais apresentam maior índice de desenvolvimento do que as de clima temperado que acabam sendo sufocadas e eliminadas na medida em que o ambiente se torna mais favorável.

Isto tem um paralelo com o avanço das populações humanas, no espaço/tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?