AMBIENTE BRASIL: ALGUMAS QUESTÕES LEVANTADAS SOBRE O BIOMA PAMPA (RS)



1)  Qual a maior ameaça a que o Bioma Pampa está sujeito atualmente?
Resp.1:
Em meu entendimento, a maior ameaça ao bioma,  hoje e sempre, tem sido  o ser humano, especialmente, o agricultor mecanizado, grande transformador de paisagens naturais.  Ele Erradica a cobertura natural, rica em fauna e flora, e instala uma paisagem antrópica, pobre em biodiversidade, especialmente os extensos campos agrícolas, em geral, com indiscriminado uso de agrotóxicos. Secundariamente, está o melhoramento das pastagens, com introdução de exóticas e a monocultura, o reflorestamento.
2)  Quantas espécies de fauna e flora apresenta atualmente o Bioma Pampa e quais as consideradas mais ameaçada?
Pesp.2:
A resposta não é tão simples, tendo-se em vista, até mesmo, dificuldades derivadas da própria conceituação do Bioma (vide Pesp.4)
A meu ver, não tem havido muito interesse neste tipo de pesquisa, nos últimos anos, no Brasil. O investimento do capital leva sempre em conta o custo benefício da pesquisa. Em geral, pesquisa de biodiversidade e o estudo ambiental, como um todo, somente tem lugar quando vai de carona em projetos que garantem retorno de investimento. Exemplo: O extinto Projeto Radambrasil, criado dentro do DNPM, Ministério de Minas e Energia.  Ele tinha como principal objetivo a pesquisa mineralógica. Outros temas foram incorporados, principalmente, para melhor aproveitar os investimentos realizados. Assim, o país obteve o maior acervo de mapas e de dados sistemáticos, de sua história, sobre o uso da terra e a cobertura vegetal, juntamente com os acervos de outros temas, como solo, relevo e clima, alem do geológico.
Os trabalhos realizados pelo Projeto Radambrasil/IBGE fundamentaram algumas pesquisas mais significativas como O Projeto de Estudo das  Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira, patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente. A partir destes estudos, foi possível indicam para o Bioma Pampa o seguinte quadro: Cerca de 3.000 espécies vegetais, mais de 100 espécies de mamíferos e quase 500 espécies de aves. Entre as inúmeras espécies endêmicas, estão o tuco-tuco (um roedor), o beija-flor-de-barba-azul e o sapinho-de-barriga-vermelha. Das espécies ameaçadas de extinção, destacam-se o veado-campeiro, o cervo-do-pantanal e o picapauzinho-chorão.

3)  Qual a principal característica do Pampa (clima, vegetação, etc...)?





Rep.3: 
Em meu entendimento, a principal característica do Pampa natural é paisagística. É a imensa e monótona paisagem suave ondulada, campestre, que impera a perder de vista. Nela, o viajante pode entreter-se longamente buscando alguma nuance em que se possa deter e aquietar sua alma investigadora. Nela os ventos campeiam soltos e velozes, desidratando o solo, ondulando a relva e fazendo vibrar a vida.
Considero que a região mais típica do Pampa sul-rio-grandense é aquela indicada por Padre Balduino Rambo no seu livro: “A Fisionomia do Rio Grande do Sul”. Corresponde á área apontada por ele como região de ocorrência natural de espécies vegetais típicas do Parque Estadual do Espinilho, situado no município de Barra do Quarai.

4) O reconhecimento do Bioma Pampa como tal deve-se a estudos do IBGE ou realizados pelo Estado do Rio Grande do Sul?
Resp.4: 
O conceito de bioma varia bastante entre os diferentes autores. Assim também, o entendimento do que seja Pampa, como um Bioma. Em geral, a região pampeira tem sido referida amplamente como unidade paisagística, e caracterizada a partir dos seus parâmetros ambientais fundamentais (clima, relevo, formações rochosas, solos e vegetação (fitofisionomia e flora).
A porção pampiana brasileira considerada como um Bioma, delineado em escalas pequenas e médias, estendendo-se desde as barrancas do rio Uruguai, a oeste, até a  zona litorânea, a leste, no sul do Estado do Rio Grande do Sul, surgiu a partir do mapeamento sistemático do Projeto Radambrasil, realizado na primeira metade da década de oitenta. Foi formatada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, durante um ciclo de discussões, realizado no Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, em meados da década passada.

5)  O Bioma Pampa originou-se de alguma fundamentação Constitucional?
Resp.5: 
Não.  A Constituição Federal de 1988 só faz citação a respeito da Floresta Amazônica brasileira, de várias tipologias incorporadas no Bioma Mata Atlântica (a Mata Atlântica, a Serra do Mar e a Zona Costeira) e o Pantanal Mato-Grossense. O Ministério do Meio Ambiente adotou, posteriormente, um conceito de Mata Atlântica com abrangência bem mais ampla do que se conhecia historicamente, incorporando no Bioma diversas tipologias florestais dispersas pelos Biomas Cerrado e Catinga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?