PEPITAS DE OURO DA ESTRADA DA VIDA: Padre Paulo De Coppi: Homem de Deus, Vida Dedicada à Missão, um Amigo...

Jornal e Web Rádio Missão Jovem:


.

Padre Paulo De Coppi celebrou 50 anos de ordenação presbiteral e comemora seu 76º aniversário natalício, no próximo dia 24 de abril



 

Prezado padre Paulo, parabéns!...

Queremos manifestar-lhe nossa alegria, homenageá-lo e felicitá-lo duplamente, neste momento particularmente significativo e alvissareiro de sua existência e missão sacerdotal. Podemos nos sentir privilegiados por conhecê-lo de perto e podermos testemunhar sua luta missionária, entre nós, desde que se tornou nosso mais amado visinho, na Av. Hercílio Luz, em Florianópolis.
Já vão longe os dias em que presenciamos a movimentação de operários escavando o subsolo da casa, ao lado do nosso edifício residencial, ampliando-a para receber uns missionários católicos. Era isso que se falava na redondeza.
Aqueles foram dias lindos em que nossos corações palpitavam de entusiasmo pela Messe do Senhor e pela expectativa de experimentarmos a presença de Deus, em nossa vida, de maneira mais viva e eloqüente. A mão de Deus sempre esteve em nosso socorro, a nos indicar caminhos, mas aqueles foram para nós tempos fortes de derramamento abundante da graças de Deus.
Diante daqueles acontecimentos na vizinhança, fomos levados a comentar entre nós: “o que estará o Senhor a nos preparar...?”
Cremos que Deus sempre nos acolhe e nos mostra caminho, ao longo de nossa existência cristã. Os filhos de Deus sempre encontram abrigo e apoio no seio da santa e amada igreja. Muitas vezes, testemunhamos isto em nossas próprias vidas.
Naqueles dias, Deus nos concedeu uma graça especial. Ele nos fez visinhos de missionários e nos permitiu desfrutar da presença paternal do Padre Paulo, missionário franco, transparente e determinado, compreensivo, acolhedor e amigo dos pobres. Deus seja louvado!...
Em momento posterior, estávamos envolvidos com a aplicação das Oficinas de Oração e Vida, uma obra edificante desenvolvida por Frei Ignácio Larranãga. Oficinistas, procurávamos espaço adequado para ministrar os encontros. O salão de festas do nosso edifício seria um ótimo lugar porem, nossos irmãos condôminos não aprovaram.
Na ocasião, o Padre Paulo acolheu-nos em seu espaço missionário.
Ele nos recebeu citando o conhecido versículo bíblico que diz: Um profeta só não é honrado em sua terra e na sua casa”. E nos convidou: “venham trazer o Espírito Santo para esta casa”.  
Deus seja louvado!... Pois fomos mesmo realizar encontros semanais na Missão.
Não só nos disponibilizou uma sala para as oficinas como, ele próprio, encontrou espaço em sua, sempre lotada, agenda para participar das reuniões.
Com freqüência, lá estava o missionário sentado conosco, humilde, alegre e interessado, partilhando seus conhecimentos.
Daí por diante, até hoje, Padre Paulo deixou de ser apenas visinho para morar em nossos corações. E nós nos acostumamos ao seu possante, amável e rouco tom de voz.
A Missão cresceu e, alem de suas atividades normais, do âmbito de sua competência, nos deu muitos outros motivos para bendizê-la: ofereceu oportunidade de emprego para muitos jovens, inclusive, para nosso filho que há mais de 15 anos faz parte da abençoada equipe do vibrante e alegre Jornal “Missão Jovem”.
Quando alguém procurava afastar, por inconvenientes que pudessem parecer, os pedintes que vinham, com freqüência, bater-lhe à porta, falava: “não me tirem os pobres, porque eles não me deixam endurecer o coração.”
Cinqüenta anos se passaram desde que o jovem padre foi ordenado na Catedral de Milão. Agora, com seus 76 anos de bendita existência, grisalho e batido pelo tempo de vida e missão, ainda mostra seu sorriso fácil e amigável, e ainda se apresenta cheio de vigor físico, com alma elevada e disposição ao trabalho.
Perguntado sobre sua saúde e disposição, disparou: ”ainda tenho alguns cartuchos para queimar”.
Querido Padre Paulo, nós o admiramos. Receba nosso abraço carinhoso e fraterno e nossos votos de felicidades, neste momento tão singular e importante de sua existência. Deus escolheu uma bela coroa de louros americanos para sua cabeça. Desejamos-lhe muita saúde e, que Deus continue animando seu grande coração e seu ardor pela missão, aquele ardor que o trouxe da Itália para nós. Pois, temos certeza, nosso Senhor continua aquele mesmo Deus da sua e da nossa juventude. É por sua graça que ainda lhe sobram bons e potentes cartuchos para queimar em defesa da obra da Messe, agora, como um majestoso guerreiro de Deus maquiado pela poeira cinzenta da estrada que lhe embeleza a esparsa cabeleira.
Com o carinho e o abraço fraterno da família amiga que mora ao lado:


Pedro, Lilian, Fábio e Kelly Cristine.


Florianópolis, 12 de abril de 2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?