PEPITAS DE OURO DA ESTRADA DA VIDA: Quarenta e cinco anos de pouca mudança-Um amigo, uma vida...
Prof. Silva Barros, Domingos:
O mesmo amigo e a mesma caligrafia.
Recentemente, visitei São Luís do Maranhão, onde pude rever parentes, amigos e lugares. Fiquei feliz em abraçar o amigo Domingos e seus familiares, especialmente, sua progenitora (Dona Galiana) e suas irmãs, minhas colegas e contemporâneas do Ginásio Correa de Araujo, de Pedreiras (Rosa, Maria do Carmo e Crisantheme). Foi realmente uma grande alegria poder abraçá-los e resgatar muitas experiências estudantis e ver que o compadre continua o mesmo Domingos de sempre, claro, um pouco mais filosófico, batido e enriquecido pelo tempo. Homem calmo, de aparência frágil mas, de espírito forte, com aquela conversa farta e equilibrada, modelada num português castiço e sempre eloquente.
Ao saber do meu interesse de ir visitar a região dos Lençóis Maranhenses, o amigo Domingos mandou-me um bilhete no seguinte teor:
"Compadre Pedro Leite. Cuidado com os objetos encontrados nas praias de Barreirinha, Lençóis Maranhenses, pois, segundo tradição, esses objetos são tomados por "forças encantadas" e fazem as pessoas que estão na posse dos objetos supracitados voltarem aos locais "cem vezes, como castigo"".
E concluiu: " Não acredite... mas, no Maranhão... nada é impossível. São Luis (MA), 12/11/2009. 16 h 7 mim".
Achei incrível: a caligrafia do compadre quase nada mudou, no tempo (de 1965 a 2009).
De fato, fomos ver de perto a beleza dos Lençóis maranhenses: Fomos de carro, eu, minha esposa, Lilian e minha subrinha, Maria Leite. A estrada é boa e tranquila. Por causa de problema com aeronave não deu para fazer o sobrevoo das dunas, tradicionalmente oferecido em Barreirinha. Mas, valeu o passeio no rio Preguiça onde, por ocasião de um banho, acabei espetando o pé numa casca de ostra, ficando no ostracismo o resto do tempo, isto é, sem possibilidade de fazer novas aventuras por lá.
Creio que isto me ocorreu porque não dei a devida importância às recomendações do compadre Domingos. Bem que ele me havia recomendado cuidado com os objetos de Barreirinhas. No meu caso, o objeto era apenas uma casca de ostra.
Cruz Credo !...
Postagem de 2009.
Comentários